Broa de Centeio, patrimônio cultural de Curitiba
- Chef Pierre Dornelles
- 25 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de mar.
O que é Patrimônio Cultural?
Patrimônio cultural é conjunto de bens materiais e imateriais que representam a identidade e a história de um povo.
São elementos que devem ser preservados para garantir a continuidade da cultura, sejam eles monumentos, conjuntos de construções, obras de arte, dança, música, tradições e a gastronomia!
O patrimônio cultural é fundamental para a memória, identidade e a criatividade de um povo. Ele expressa a maneira como viviam as civilizações antigas e modernas.

Curitiba e seu Patrimônio Cultural
Em Curitiba atualmente destacam-se como patrimônios culturais materiais os espaços Casa da Memória, Centro Cultural de Vilinha, Centro Cultural Miguel de Cervantes, Centro de Criatividade de Curitiba, Anfiteatro da Praça Zumbi dos Palmares, Espaço Cultural Frans Krajcberg. Como monumentos e construções destacam-se as Catedral Basílica de Curitiba, Teatro Guaíra, Ruínas de São Francisco, Portão do Passeio Público, Paço da Liberdade, Palácio Avenida, Ópera de Arame e Museu Oscar Niemeyer.
Como patrimônio cultural imaterial temos a Feira do Largo da Ordem e as Gameleiras da Praça Tiradentes, e agora, a adição do mais novo patrimônio cultural com a primeira Indicação Geográfica (IG), a BROA DE CENTEIO!

Nossa tradicional Broa de Centeio Curitibana recebeu no dia 28 de fevereiro de 2025 o título de Patrimônio Cultural de Curitiba. O reconhecimento foi concedido pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural à iguaria que há mais de 150 anos faz parte da identidade gastronômica da capital paranaense, presente nas mesas das famílias e nas mais antigas padaria da cidade.
A broa de centeio foi introduzida no Brasil por imigrantes europeus e se tornou um elemento cultural associado aos costumes e tradições de diversas comunidades. Em Curitiba, a chegada de colonos de países do centro da Europa, como Alemanha, Polônia e Ucrânia, trouxe consigo esse pão típico.
Com o tempo, surgiram diversas variações da receita tradicional, como a broa úmida, integral, mista, preta, de linhaça, vegana, diet, entre outras. De acordo com registros históricos, os imigrantes trouxeram sementes de centeio e passaram a cultivar o cereal na região, possibilitando a produção da broa, especialmente em cidades como Curitiba, São José dos Pinhais, Colombo, Araucária, Almirante Tamandaré, Pinhais e Piraquara. Esse fator foi determinante para o reconhecimento do produto pelo INPI.
O pedido de tomabamento foi apresentado pelo SIPCEP (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no estado do Paraná) e por mais de um ano passou por análises e debates antes da aprovação.
O Sr. Eduardo que também é vice presidente da SIPCEP, destaca a importância do resgistro, que não é apenas gerado pelo turismo gastronômico em Curitiba, mas também incentiva os curitibanos a se reconectarem com a receita e a tradição de preparar broas de centeio em casa.
A proposta é fortalecer a broa como um elemento da identidade e do dia a dia da cidade. Para isso, Eduardo ressalta a importância das padarias tradicionais nesse resgate, citando estabelecimentos como Família Farinha, América, Brioche, Piegel, entre outros.
Relevância da Indicação Geográfica
A indicação geográfica (IG) é um mecanismo que valoriza produtos tradicionais ligados a regiões específicas. Conforme apontado pelo Sebrae, ela desempenha dois papéis essenciais: conferir valor ao produto e proteger a identidade da área produtora.
Além de contribuir para a preservação da biodiversidade, do conhecimento e dos recursos naturais, as IGs impulsionam a economia local e promovem o desenvolvimento regional, fortalecendo a identidade e o reconhecimento do território.
As broas de centeios fazem parte do cardápio do Chef Pierre Dornelles integrando as maravilhosas ilhas gastronômicas ou os mais variados pratos como brusquetas, canapés, Bacalhau com bro, Saladas com croutons de broas crocantes, entre outros.
E você, gosta de broa de centeio?
De Curitiba para o mundo!!!!
A cultura gastronômica de Curitiba sendo reconhecida, e tam muito mais aqui.😍
Eu amo broas de centeio!
Que orgulho da nossa culinária!
Seu texto fez jus à importância da broa de Curitiba. Parabéns!
Patrimônio mais do que merecido! E você sempre trazendo essas informações de forma tão bem escrita. Já estava com saudades dos seus posts! Obrigado por compartilhar!
Muito legal ver a valorização da nossa cultura gastronômica! E que bela escrita, dá gosto de ler!
Que notícia maravilhosa! A broa de Curitiba merece esse reconhecimento. Parabéns pelo texto incrível e por compartilhar essa informação com a gente!