Comfort Food: Comida que abraça!
- Chef Pierre Dornelles
- 21 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de mai. de 2024
Você já experimentou aquela sensação ao comer algo e pensar: "Nossa! Me lembrou a comida da minha mãe!"
Essa sensação chamamos de memória afetiva, que é quando nos deparamos com algo que nos remete a esse resgate de uma lembrança especial e que faz nos sentirmos bem.
É extremamente prazeroso quando despertamos uma memória afetiva alimentar, ela ocorre no momento que há alguma recordação de alguma vivência do passado ao saborear um prato, sentir um determinado aroma ou mesmo em uma forma de servir, e que pode ter diferentes significados para cada pessoa.

Mas o que é Comfort Food?
A expressão "comfort food" na tradução livre "comida afetiva", é a comida que produz um valor nostálgico ou um sentimento, capaz de estimular as mais ternas memórias de quem a prova.
A gastronomia afetiva é definida não por uma série de ingredientes e características objetivas, mas sim pelos sentimentos que ela é capaz de evocar, podendo ser caracterizada pela simplicidade em um prato bem temperado. O sabor caseiro sem o uso de temperos prontos e conservantes está presente neste estilo de gastronomia.
Costuma-se dizer que no comfort food buscamos consumir um alimento para a alma e não apenas ingerir nutrientes para o corpo, e neste momento é que o Chef Pierre Dornelles cria cardápios que estimulam essas memórias e tragam boas sensações aos seus clientes.
"Nós aderimos esse conceito e buscamos identificar no perfil de cada cliente um pouco de sua história e os sabores que eles apreciam, esse é o primeiro passo para a criação de um cardápio de sucesso e com muito sabor!", palavras do Chef.
Não é algo novo!
O comforf food surgiu em meados da década de 60 nos EUA e tem se tornado cada vez mais popular no mundo. Na pandemia ganhou grande força com os restaurantes fechados e as pessoas cozinhando mais em casa ou pedindo deliverys, a vontade de comer uma comida caseira se tornou cada vez maior e uma exigência dos consumidores de deliverys.
No filme Ratatouille de 2007 da Disney Pixar, esse estilo de gastronomia é o tema central do filme!
O roteiro mostra que a comida boa pode ser simples, no final o que conta é o sabor e a memória afetiva despertada, fica claro ao final do filme quando um importante crítico gastronômico emociona-se com uma comida bem temperada, que o remete aos sabores de infância. Veja o trecho do filme:
Trecho do filme Ratatouiile de 2007 - Todos os direitos reservados a Disney Pixar.
O comfort food vai além da alimentação, ele trata também de experiências emocionais e conecta pessoas com memórias afetivas, trazendo sensações de conforto e satisfação.
Isso é gastronomia!!!
Muito legal!
Ótima informação, parabéns!
O melhor de todos!!!
Amo comer suas comidas 😋
Seus posts são perfeitos, muito bem escritos! Já pensou em escrever em uma coluna de jornal?
Gastronomia afetiva com o melhor chef, não tem como não ser perfeito! 🤩